História

A história da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Distrito Federal começa com a própria inserção da especialidade no cenário da medicina da cidade. Antes da chegada do Dr. Jorge Gouveia do Nascimento, em 1964, em Brasília ninguém podia tratar de algum problema da pele.

Depois veio o Dr. Juraci Gripe Cota. Nessa época, a dermatologia era concentrada no 1º Hospital Distrital de Brasília, hoje conhecido como Hospital de Base de Brasília. O terceiro dermatologista a chegar à cidade foi o Dr. Celso Fernandes do Prado. Em 1967, chegou o quarto dermatologista da cidade, o Dr. Roberto Dóglia Azambuja que foi lotado no Hospital São Vicente de Paulo, precursor do Hospital Regional de Taguatinga.

Outros dermatologistas também vieram para compor o corpo de profissionais da especialidade em Brasília, entre eles: Dr. Aly Salomão Barguil, Dr. Antônio de Figueiredo Frota e o Dr. Gustavo Paiva. Naquela época, também veio servir em Brasília o médico militar Dr. Bilac Guimarães dos Santos.

Em 1970, esse grupo de médicos se juntou para conversar sobre a criação de uma regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1970. Eram dados os primeiros passos para a formação da SBD-DF, até sua fundação no dia 7 de dezembro daquele ano.

A 1ª diretoria teve como presidente o Dr. Jorge Gouveia, como vice o Dr. Juraci Cota e como 1º secretário o Dr. Roberto Dóglia Azambuja. Inicialmente, as reuniões eram, logicamente, bem pequenas, mas foram crescendo na medida em que chegavam à cidade novos profissionais.

Em 1972, foi realizado um concurso para o Hospital dos Servidores da União, hoje Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os doutores Iphis Campbell e Gladys Martins prestaram concurso e começaram o serviço de dermatologia no HUB, criando, dois anos depois, uma residência médica.

Paralelamente, instalou-se o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o serviço foi iniciado pelo Dr. Vieira. Logo depois, também implantou a residência médica para dermatologistas neste hospital.

Estava iniciada a formação de dermatologistas da cidade. A primeira residente do HUB foi a Dra. Izelda Maria Carvalho Costa. Depois disso, vieram vários residentes que, formados dermatologistas, começaram a compor o crescente quadro de sócios da SBD-DF.

Em 1973, veio a Dra. Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio, para lecionar dermatologia na Universidade de Brasília. Ela é hoje é a única profissional cadastrada para fornecer o título de especialista em Brasília.

A partir de 1975, a SBD-DF se juntou à SBD de Goiânia para realizar uma reunião conjunta, duas vezes por ano. Hoje, essa reunião se transformou na Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste (RADECO), que agora engloba toda a região

Durante todos estes anos de existência, a SBD-DF contou com o apoio e o trabalho empenhado de suas diretorias, com ótimos profissionais como Rosicler Álvares, Gladys Aires Martins, Elisabeth Pederneiras, Gerson Penna, Gilvan Alves, entre outros.