Residência Médica no HRAN

A Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da ASA NORTE(HRAN), era uma vontade antiga dos profissionais da rede de saúde do Distrito Federal. Em 1996, a Coordenação de Dermatologia da Fundação Hospitalar do DF e a Unidade de Dermatologia do HRAN perceberam e sentiram a necessidade de criar um novo pólo de Residência Médica em Dermatologia no DF e, iniciaram um estudo para a viabilização da referida Residência no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Foram vários estudos, pesquisas, idas e vindas ao Ministério da Educação, muitas exigências a serem cumpridas, inclusive na proporcionalidade do número de Residentes para o número de preceptores. De comum acordo com os Dermatologistas lotados no HRAN e DRMA (Departamento de Recursos Médicos Assistenciais) da Fundação Hospitalar do Distrito Federal (FHDF), foi decidido o remanejamento de Dermatologistas de outras Regionais da Instituição.

Tudo iníciou em 1996, com os doutores Teruyo Matsunaga, José Capistrano Pereira, Lucia Wen Magalhães e Antônio de Pádua Lima. Na época, a coordenadora da dermatologia da Fundação Hospitalar era a Dra Teruyo Matsunaga.

Enquanto era aguardada a decisão sobre a implantação da residência, foi criado um programa para estágio em dermatologia, sob a coordenação do Dr. José Capistrano Pereira, de 2 anos semelhante ao programa de residência (Tempo integral programa teórico com um tema semanal, estágios em várias áreas para complementação, reuniões semanais, etc.)

A seleção era realizada por meio avaliações escritas para escolha dos candidatos. A 1ª estagiaria foi Dra Minervina Pereira, 1996 a 1998; 2º Estagiário Dr. Marcelo Faro, 1998 à 2000 ( mais tarde, aprovado no concurso para título de especialista em Dermatologia); 3ª Estagiaria: Graziela Tiverom, 1999 á 2001, (aprovada no concurso para título de especialista em Dermatologia); 4ª Estagiaria: Gabriela Santiago – 2002 à 2003; 5ª Estagiaria: Renata Rezende Camargo – 2004 à 2005; 6ª Estagiaria: Cristiana Sales Modenesi – 2005 á 2006; 7ª Estagiária: Carolina Barros Silva – 2005 – 2006; 8ª Estagiaria: Mônica Oliveira Piantino Lemos – 2006 à 2007; 9ª Estagiária Carolina Cristofidis- 2007 a 2008.

Em 2004, o sonho persistia com a vontade das Dras. Simone Karst e Roula Kozak. Outras dermatologistas foram deslocadas para o HRAN, entre elas: Lívia Borba, Beatriz Medeiros, Letícia Oba, Marilza Helena, Cibele Tokarski, todas especialistas em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em 2007, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Faculdade de Medicina da Secretaria de Estado de Saúdedo Distrito Federal (SES/DF), já em plena atuação, com duas turmas graduadas em Medicina. Dra. Carmelia Reis, professora titular de Dermatologia da ESCS-FEPECS/SES, associou-se ao Grupo do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), intermediando as negociações, junto à Coordenação de Pós-graduação da ESCS/FEPECS/SES para implantar a Residência em Dermatologia no hospital. “Foi elaborado um projeto definitivo de residência médica, com programa, protocolos, anexando inclusive as solicitações anteriores”.Esta seria a última tentativa para implantação da Residência Médica em Dermatologia no Distrito Federal, em um outro Hospital de ensino.

Em janeiro de 2008, foi publicada no Diário Oficial do DF a primeira convocação para o concurso de residência médica em Dermatologia da Secretaria de Estado de Saúde do DF. O concurso é aprovado pelo Ministério da Educação e, recentemente, foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo reconhecido em âmbito nacional. O aluno selecionado faz um ano de Clínica Médica, passando por todas as especialidades, inclusive atendimento em pronto socorro; os dois anos seguintes são dedicados exclusivamente à dermatologia, abrangendo diversas áreas da especialidade.

Em março de 2008, são nomeados os primeiros residentes do Programa de Residência Médica (PRM) em Dermatologia: Alexandre Moretti de Lima e Sheila Pereira da Rocha, supervisionados pela Profª.Drª. Carmelia Matos Santiago Reis, coordenadora do PRM em Dermatologia e chefiados pela Dra. Beatriz Medeiros, chefe do Serviço de Dermatologia HRAN. Dra Carolina Cristofidis, permanece no Serviço de Dermatologia, como Especializanda 1.

Em 2009 foram aprovados dois novos residentes: Eugênio Galdino de Mendonça Reis Filho e Danglades Macedo Resende Eid.

Atualmente os preceptores da Unidade de Dermatologia são: Roula Kozak, Beatriz Medeiros, Cibele Caminha Tokarski, Marilza Helena Fantini, Dra Letícia Oba, Dra Isabel Irene Leal, Dra. Rosilda Resende, Dr.Lúcio Daniel, Lívia Borba, Dra Mônica Piantino e Dra. Roseane Pereira de Deus, essas últimas como preceptoras da Hanseníase . Dra. Simone Karst afastada para o curso de doutorado.

Dr. José Capistrano Pereira MD.